Correio Popular Notícia



Festival de Flores volta a Ji-Paraná

Data da notícia: 26/01/2012
Foto:

> O evento gratuito disponibiliza diversas espécies de flores e plantas das exóticas até as medicinais

(Josias Brito) A cidade de Ji-Paraná, recebe a partir do dia 3 de fevereiro até o dia 13 o Festival de Flores de Holambra, pela quarta vez na cidade. A feira irá reunir cerca de 200 espécies de plantas e flores, trazidas da cidade de Holambra, Estado de São Paulo, cidade de origem holandesa que também é conhecida como Cidade das Flores.
Quem for ao festival poderá conferir a variedade de espécies em exposição como: violetas, rosas, bromélias, samambaias, cactos, lírios, tulipas e jasmins. Algumas plantas exóticas, carnívoras, bonsais, orquídeas begônias e lisianthus, também estarão no evento. Além das plantas medicinais, aromáticas e temperos.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120126d.jpg[/IMG] A estimativa é de que o evento receba cerca de seis mil pessoas durante os dez dias de feira e que sejam vendidas mais de 30 mil mudas. O Festival de Flores estará localizado no Ginásio Gerivaldo José de Souza, o ?Gerivaldão?, centro de Ji-Paraná, funcionando das 9 às 21 horas. A entrada é gratuita e as plantas e flores serão vendidas a preços populares. Parte da verba arrecada será destinada para o Cebudv (Centro Espírita Beneficente União do Vegetal em Ji-Paraná.
O segundo Festival das Flores de Holambra começa nesta quinta-feira (11), no Pátio da Igreja do Carmo, no bairro de São José, dentro da programação do aniversário da Cidade do Recife. Até o dia 21 de março, o público terá acesso ao pavilhão de 500 m² com mais de cem espécies de flores ornamentais e plantas. A entrada é gratuita.
Durante os dez dias de evento, o estádio estará aberto das 9 horas. A Feira reúne mudas de diversas espécies em vasos. Haverá bonsais (miniaturas orientais de árvores) e plantas medicinais, aromáticas e temperos, como a sálvia, tomilho, manjericão, alfazema, alecrim, arruda, orégano e menta. A Cooperativa Flores de Holambra vem participando de eventos beneficentes em todo o Brasil.
Segundo o diretor do Departamento Beneficente do Centro Espírita União do Vegetal, Brás Fernandes da Silva, a população ji-paranaense tem comparecido em massa, aproveitando a ocasião para renovar o visual de seus jardins. Arquitetos e paisagistas também têm uma ótima oportunidade para viabilizar seus projetos, graças aos variados tipos de folhagens e plantas adequadas à decoração de ambiente e exteriores. Por essas e outras, o Festival de Flores de Holambra já está incorporado ao calendário cultural do município.

HISTÓRIA ? O Festival de Flores de Holambra em Ji-Paraná teve inicio em janeiro de 2009, com a duração de sete dias. Surgiu por uma necessidade de angariar recursos para obras assistencial do Cebudv. Neste primeiro ano de realização, disse Brás Filho, obtiveram um resultado positivo, quanto a parceria com empresas locais auxiliaram na cobertura dos custos.
Conforme o diretor do Departamento Beneficente, em 2010 os resultados foram ainda melhores, pois já havia uma expectativa da população para sua realização. Pessoas de cidades vizinhas também compareceram ao evento. Assim, o festival de flores se tornou regional. No ano passado, o festival aconteceu no mês de fevereiro. ?Isso permitiu que as pessoas que, tradicionalmente saem de férias nos mês de janeiro, principalmente os funcionários públicos, pudessem comparecer ao evento?, enfatizou.
Neste ano, a União do Vegetal espera a presença de um público consumidor maior e, com o evento consolidado, manter a data fixa no calendário ji-paranaense. ?Com este evento, estamos oferecendo mais uma oportunidade de congraçamento entre as pessoas, além do deleite da apreciação de belas flores, folhagens e mudas de árvores nativas e exóticas?, concluiu Brás Fernandes.

Fonte:






Noticia vista 1651 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.